terça-feira, 11 de março de 2008

Encontro CDU Sesimbra

RESOLUÇÃO do ENCONTRO

O Encontro Concelhio da CDU, realizado no passado dia 23 de Fevereiro no Espaço Zambujal, efectuou uma análise e reflexão sobre o desenvolvimento do trabalho autárquico, fazendo, à luz dos condicionalismos impostos pela situação política e social, o balanço dos 2 anos de mandato e avançou com as principais linhas de trabalho até ao seu final, visando concretizar os objectivos políticos autárquicos inscritos no Programa Eleitoral de 2005 e respeitadores do projecto autárquico da CDU. Em síntese, o empenho, a capacidade e a dinâmica da CDU, traduzida no trabalho realizado nos diferentes órgãos autárquicos, serve para estimular cada vez mais o nosso trabalho, no cumprimento do programa com o qual nos comprometemos com a população.

Neste encontro, para além do balanço do trabalho realizado nos ultimos dois anos, traçaram-se objectivos até ao final do mandato 2005/2009:

Objectivos Políticos Autárquicos

- Prosseguir o cumprimento do Programa Eleitoral da CDU, com empenho e competência, contando com os trabalhadores das autarquias, elevando a sua qualificação e motivação.

- Reassumir as propostas eleitorais como guião do trabalho quotidiano e, com os recursos disponíveis - internos e externos - exerceremos o poder com rigor, eficácia e transparência .

- Reiterar a estratégia de desenvolvimento que temos defendido, não abdicando do papel que nos cabe na gestão dos recursos - humanos, técnicos e financeiros - de modo a proporcionar ao concelho uma qualidade que o coloque entre os primeiros da Área Metropolitana de Lisboa, apesar das politicas de direita criarem grandes dificuldades ao desenvolvimento do trabalho autárquico.

- Aprofundar os processos de participação entre os eleitos e a população.

- Continuar a pugnar, com as populações, pela concretização de projectos e obras da responsabilidade do Governo, ao nível da construção de equipamentos de saúde, ensino, acção social, segurança e protecção civil, requalificação ambiental, ordenamento do território e acessibilidades.

- Apoiar os trabalhadores das autarquias nas suas justas reivindicações em torno da valorização social e profissional, realçando o papel indispensável que desenvolvem na concretização do projecto autárquico da CDU e na defesa do Poder Local Democrático.

- Combater as políticas de direita que pretendem diminuir e limitar a capacidade de realização das autarquias locais, através de acções concretas e da discussão aprofundada do novo quadro de competências que o Governo pretende que as autarquias venham a assumir.

- Contribuir para a ruptura com as actuais políticas, na defesa do estado democrático, do serviço público e da justiça social.

- Divulgar a actividade realizada pela CDU, através de um documento de prestação de contas à população.

O Encontro Concelhio de Sesimbra da CDU Espaço Zambujal/Sesimbra

23.02.2008